Sente com o pensamento. Pensa com sensibilidade...

Mensagem da Semana

“A própria pressão mental é mil vezes mais forte que a pressão da sociedade.”
A mente humana é considerada o comando da vida. Só pensa quem vive e só sobrevive quem pensa!
            Contudo, esta está recheada de pensamentos e imagens, que muitas vezes são meros frutos da imaginação, não existindo na realidade social de cada um.           
O ser humano não impõe qualquer limite aos seus pensamentos, podendo estes atingir fins inatingíveis, sonhos inalcançáveis, utopias invisíveis e, até mesmo, provocar pressões psíquicas que podem durar por tempo indeterminado.
Por vezes, quando um indivíduo se sente oprimido pela sociedade em que se encontra, considera-se incapacitado e afundado nessa angústia e desespero.
Todavia, após sentir as próprias pressões mentais, apercebe-se que estas são muito mais perigosas e sufocantes do que as sociais, pois destas ele não pode fugir nem se esconder, levando, por vezes, o indivíduo à procura de desfechos radicais, como por exemplo, o suicídio!

Sem comentários:

O que é uma Doença Mental?

“Doença mental” engloba um amplo espectro de problemas patológicos que afectam a mente, usualmente provocando grande desconsolo interior e alterando comportamentos.
Provoca, ainda, uma enorme variedade de sintomas entre as quais perturbações a nível do humor, ansiedade, memória, percepção e pensamento.
Tal como a maioria das doenças, esta é multifactorial, ou seja, resulta da combinação de diferentes factores. Assim, é na conjugação da nossa base genética com o meio que nos envolve e seus momentos ou períodos importantes (facilitadores/desencadeadores) que a doença pode surgir, repentinamente ou de forma mais insidiosa.
Uma das clássicas formas de olhar para as causas da doença mental, subdivide-as em doenças de causa endógena (resultado de factores hereditários e constitucionais), e em doenças de causa exógena, sendo que estas, ao contrário das primeiras, são mais reactivas ao acontecimentos do dia-a-dia e menos dependentes da nossa genética, biologia e fisiologia.
(Adaptado)


Exemplos de algumas doenças mentais

» Esquizofrenia
» Depressão
» Ansiedade
» Perturbações sexuais e psicosexuais
» Mania
» Comportamento suicída
» Trissomia 21

Algumas pistas para identificares se possuis, ou não, uma perturbação mental

» Deixaste de falar com familiares ou amigos
» Perdeste a vontade e motivação para as actividades habituais
» Começaste a ficar com medo(s) ou com desconfianças sem motivo
» Deixaste de comer ou comes às escondidas
» Dormes mal ou não consegues dormir toda a noite
» Começaste a ter ideias estranhas
» Ouves vozes que mais ninguém consegue ouvir
» Tens graves dificuldades de concentração
» Dizes ou escreves coisas que não fazem sentido
» Abusas do álcool ou drogas