Sente com o pensamento. Pensa com sensibilidade...

Cleptomania


O que é a Cleptomania?
É um distúrbio psicopatológico que faz com que as pessoas roubem diversos objectos, muitos dos quais sem qualquer valor sentimental ou económico.

Como é um cleptomaníaco?
É uma pessoa perfeitamente normal, mas com uma diferença, a de possuir uma série de impulsos que a levam a roubar, dando-lhe uma sensação de satisfação após o furto.
Todavia, esta, quando “cai em si” apercebe-se do que fez e fica constrangida, pois apesar de não saber o porquê de ter roubado, sabe que isso é um acto moralmente anti-ético e criminoso, daí recear contar a alguém o seu problema e esconder o assunto.

Em quem é que a doença incide mais?
Encontra-se mais casos da doença em mulheres do que em homens, mas sabe-se, também, que as mulheres procuram mais os médicos do que os homens.
A cleptomania, geralmente, começa no fim da adolescência e prolonga-se por vários anos.
Contudo é mais identificada nas mulheres em torno dos 35 anos e nos homens em torno dos 50.

O que pode levar uma pessoa a ficar cleptomaníaca?
Não há causas concretas quanto à origem desta perturbação. Normalmente, esta surge de uma forma inexplicável, ficando o próprio cleptomaníaco indignado com o que acabou de fazer e sentir.
Porém, estima-se que algumas das motivações que levam uma pessoa a cometer o furto variam conforme cada caso, salientando-se o significado que a falta do objecto desejado reflecte nas questões afectivas do indivíduo.
De modo geral, o roubo tem apenas um valor simbólico no processo de resgate da estima ausente.

Como identificar um cleptomaníaco?
» Fracasso recorrente em resistir aos impulsos de furtar objectos que não são necessários para uso pessoal ou pelo seu valor monetário;
» Sentimento aumentado de tensão imediatamente antes da realização do furto;
» Prazer, satisfação ou alívio no momento de cometer o roubo;
» O furto não é cometido para expressar raiva ou vingança, nem ocorre em resposta a um delírio ou alucinação.

Tratamento:
Há várias formas de psicoterapia eficazes no tratamento de cleptomaníacos.
Uma delas seria a psicoterapia comportamental, que tem como objectivo modificar os pensamentos e comportamentos do paciente.
O uso de medicação também ajuda no tratamento, contudo o médico deve promover o desenvolvimento do autocontrole da pessoa, iniciando um diálogo aberto com o paciente, sem o culpar pelos seus actos furtivos.

Para mais informações:
 Consulte o seu médico

O que é uma Doença Mental?

“Doença mental” engloba um amplo espectro de problemas patológicos que afectam a mente, usualmente provocando grande desconsolo interior e alterando comportamentos.
Provoca, ainda, uma enorme variedade de sintomas entre as quais perturbações a nível do humor, ansiedade, memória, percepção e pensamento.
Tal como a maioria das doenças, esta é multifactorial, ou seja, resulta da combinação de diferentes factores. Assim, é na conjugação da nossa base genética com o meio que nos envolve e seus momentos ou períodos importantes (facilitadores/desencadeadores) que a doença pode surgir, repentinamente ou de forma mais insidiosa.
Uma das clássicas formas de olhar para as causas da doença mental, subdivide-as em doenças de causa endógena (resultado de factores hereditários e constitucionais), e em doenças de causa exógena, sendo que estas, ao contrário das primeiras, são mais reactivas ao acontecimentos do dia-a-dia e menos dependentes da nossa genética, biologia e fisiologia.
(Adaptado)


Exemplos de algumas doenças mentais

» Esquizofrenia
» Depressão
» Ansiedade
» Perturbações sexuais e psicosexuais
» Mania
» Comportamento suicída
» Trissomia 21

Algumas pistas para identificares se possuis, ou não, uma perturbação mental

» Deixaste de falar com familiares ou amigos
» Perdeste a vontade e motivação para as actividades habituais
» Começaste a ficar com medo(s) ou com desconfianças sem motivo
» Deixaste de comer ou comes às escondidas
» Dormes mal ou não consegues dormir toda a noite
» Começaste a ter ideias estranhas
» Ouves vozes que mais ninguém consegue ouvir
» Tens graves dificuldades de concentração
» Dizes ou escreves coisas que não fazem sentido
» Abusas do álcool ou drogas