Sente com o pensamento. Pensa com sensibilidade...

Mensagem da Semana

“É capaz quem pensa que é capaz.”
Buda
De facto, a auto-estima e auto-confiança estão sempre presentes nas atitudes humanas. Quem não acredita em si próprio, não é capaz de atingir os seus objectivos. Assim, a auto-confiança é um factor essencial na vida. Se mantivermos a nossa mente crente é mais fácil obter o que queremos dela, isto é, uma mente confiante é uma pessoa capaz!
Hoje em dia, não existe meio-termo, ou as pessoas tem demasiada confiança ou não tem nenhuma. Para uma mente saudável é necessário atingir esse meio-termo. A sociedade tem falta de esperança e confiança, toda a gente ambiciona chegar ao topo, mas esquecem-se do elemento mais importante. Depois de um longo esforço e trabalho é necessário que a pessoa acredite nas suas capacidades, pois se isto não acontecer as coisas não correm como o esperado. E muitas das vezes este é o elemento essencial para o sucesso.
Por isso, a força de vontade e a garra está numa mente sã. O exercício mental é indispensável à força física. Não basta possuir as capacidades, mas sim estar consciente delas!

Sem comentários:

O que é uma Doença Mental?

“Doença mental” engloba um amplo espectro de problemas patológicos que afectam a mente, usualmente provocando grande desconsolo interior e alterando comportamentos.
Provoca, ainda, uma enorme variedade de sintomas entre as quais perturbações a nível do humor, ansiedade, memória, percepção e pensamento.
Tal como a maioria das doenças, esta é multifactorial, ou seja, resulta da combinação de diferentes factores. Assim, é na conjugação da nossa base genética com o meio que nos envolve e seus momentos ou períodos importantes (facilitadores/desencadeadores) que a doença pode surgir, repentinamente ou de forma mais insidiosa.
Uma das clássicas formas de olhar para as causas da doença mental, subdivide-as em doenças de causa endógena (resultado de factores hereditários e constitucionais), e em doenças de causa exógena, sendo que estas, ao contrário das primeiras, são mais reactivas ao acontecimentos do dia-a-dia e menos dependentes da nossa genética, biologia e fisiologia.
(Adaptado)


Exemplos de algumas doenças mentais

» Esquizofrenia
» Depressão
» Ansiedade
» Perturbações sexuais e psicosexuais
» Mania
» Comportamento suicída
» Trissomia 21

Algumas pistas para identificares se possuis, ou não, uma perturbação mental

» Deixaste de falar com familiares ou amigos
» Perdeste a vontade e motivação para as actividades habituais
» Começaste a ficar com medo(s) ou com desconfianças sem motivo
» Deixaste de comer ou comes às escondidas
» Dormes mal ou não consegues dormir toda a noite
» Começaste a ter ideias estranhas
» Ouves vozes que mais ninguém consegue ouvir
» Tens graves dificuldades de concentração
» Dizes ou escreves coisas que não fazem sentido
» Abusas do álcool ou drogas