Sente com o pensamento. Pensa com sensibilidade...

Mensagem da Semana


            Somos fúteis mais vezes do que o que seria desejável e, até mais do que o que deveria ser aceitável. Preocupamos com as roupas que vestimos, com o carro ou casa que temos e ainda com o nosso corpo. Diariamente, somos expostos aos estereótipos criados pela sociedade onde ser-se um doente mental é sem dúvida o contrário de se ser admirado.
            Vivemos numa sociedade egocêntrica onde na maioria das vezes ignoramos os problemas do nosso vizinho e fazemos uma “tempestade num copo de água” quando se trata de nós. Os outros têm obrigatoriamente de se preocupar connosco, de nos dar concelhos mas nós estamos a “marimbar-nos” para se o mundo lhes está a cair em cima.
            Um doente mental, na generalidade, não tem o poder da decisão, pois não está consciente em relação aos seus actos. Enquanto está preocupado em ser aceite pela sociedade, a sociedade está mais preocupada em vender um modelo perfeito aumentando a frustração das pessoas, levando-as a consumir para ficar um pouco mais perto da perfeição.
            Na televisão, são mais frequentes os anúncios de roupa e acessórios do que os que chamam à atenção para os valores éticos e morais. Deveria ser o contrário… mas cada vez mais o consumismo impera à necessidade de ajudar os outros. Será que não está na altura de focar a nossa atenção em tornar o mundo menos doloroso para os outros?

Sem comentários:

O que é uma Doença Mental?

“Doença mental” engloba um amplo espectro de problemas patológicos que afectam a mente, usualmente provocando grande desconsolo interior e alterando comportamentos.
Provoca, ainda, uma enorme variedade de sintomas entre as quais perturbações a nível do humor, ansiedade, memória, percepção e pensamento.
Tal como a maioria das doenças, esta é multifactorial, ou seja, resulta da combinação de diferentes factores. Assim, é na conjugação da nossa base genética com o meio que nos envolve e seus momentos ou períodos importantes (facilitadores/desencadeadores) que a doença pode surgir, repentinamente ou de forma mais insidiosa.
Uma das clássicas formas de olhar para as causas da doença mental, subdivide-as em doenças de causa endógena (resultado de factores hereditários e constitucionais), e em doenças de causa exógena, sendo que estas, ao contrário das primeiras, são mais reactivas ao acontecimentos do dia-a-dia e menos dependentes da nossa genética, biologia e fisiologia.
(Adaptado)


Exemplos de algumas doenças mentais

» Esquizofrenia
» Depressão
» Ansiedade
» Perturbações sexuais e psicosexuais
» Mania
» Comportamento suicída
» Trissomia 21

Algumas pistas para identificares se possuis, ou não, uma perturbação mental

» Deixaste de falar com familiares ou amigos
» Perdeste a vontade e motivação para as actividades habituais
» Começaste a ficar com medo(s) ou com desconfianças sem motivo
» Deixaste de comer ou comes às escondidas
» Dormes mal ou não consegues dormir toda a noite
» Começaste a ter ideias estranhas
» Ouves vozes que mais ninguém consegue ouvir
» Tens graves dificuldades de concentração
» Dizes ou escreves coisas que não fazem sentido
» Abusas do álcool ou drogas