Sente com o pensamento. Pensa com sensibilidade...

Mensagem da Semana



“Chama-se celebridade um débil mental que foi à televisão.”
           Os doentes mentais que vão à televisão provam a coragem que possuem dentro deles mas, não são só estes que devem ser reconhecidos. Todos eles são exemplos de coragem que devíamos seguir com atenção e aprender com eles.
Só de sair de casa, para muitos é uma demonstração de valentia pois, só ao porem o pé na rua estão sujeitos a serem olhados como se fossem de uma raça distinta da nossa, como se fossem extraterrestres.
Indivíduos que num teste do tipo antes/depois podiam ser considerados ilustres e respeitados pelos outros e até mesmo pessoas que seguíamos como modelos devido ao seu sucesso, num presente mais sombrio, são mal tratadas e escorraçadas como se fossem lixo. Como é de prever não são só pessoas bem sucedidas que servem de exemplo. Outras cujas capacidades mentais vieram a deteriorar-se com o tempo ou que nunca souberam o que era ter o poder de tomar uma decisão, deveriam ser por nós respeitadas.
Não é a pessoa que está ao nosso lado que vai fazer algo para os ajudar. Tem de partir de nós. Se todos nós oferecermos um pouco de cada um ao mundo, o mundo poderá ser um pouco mais colorido.

Sem comentários:

O que é uma Doença Mental?

“Doença mental” engloba um amplo espectro de problemas patológicos que afectam a mente, usualmente provocando grande desconsolo interior e alterando comportamentos.
Provoca, ainda, uma enorme variedade de sintomas entre as quais perturbações a nível do humor, ansiedade, memória, percepção e pensamento.
Tal como a maioria das doenças, esta é multifactorial, ou seja, resulta da combinação de diferentes factores. Assim, é na conjugação da nossa base genética com o meio que nos envolve e seus momentos ou períodos importantes (facilitadores/desencadeadores) que a doença pode surgir, repentinamente ou de forma mais insidiosa.
Uma das clássicas formas de olhar para as causas da doença mental, subdivide-as em doenças de causa endógena (resultado de factores hereditários e constitucionais), e em doenças de causa exógena, sendo que estas, ao contrário das primeiras, são mais reactivas ao acontecimentos do dia-a-dia e menos dependentes da nossa genética, biologia e fisiologia.
(Adaptado)


Exemplos de algumas doenças mentais

» Esquizofrenia
» Depressão
» Ansiedade
» Perturbações sexuais e psicosexuais
» Mania
» Comportamento suicída
» Trissomia 21

Algumas pistas para identificares se possuis, ou não, uma perturbação mental

» Deixaste de falar com familiares ou amigos
» Perdeste a vontade e motivação para as actividades habituais
» Começaste a ficar com medo(s) ou com desconfianças sem motivo
» Deixaste de comer ou comes às escondidas
» Dormes mal ou não consegues dormir toda a noite
» Começaste a ter ideias estranhas
» Ouves vozes que mais ninguém consegue ouvir
» Tens graves dificuldades de concentração
» Dizes ou escreves coisas que não fazem sentido
» Abusas do álcool ou drogas