Sente com o pensamento. Pensa com sensibilidade...

Mensagem da Semana

"A distância entre loucura e genialidade é medida apenas pelo sucesso."
James Bond

Todos nós sabemos que os grandes génios da antiguidade possuíam mentes ditas “fora do normal”, assim como muitos dos doentes mentais que actualmente são criticados e desprezados pela maioria da sociedade…
Visto isto, pergunto-vos: Qual é a diferença entre os grandes génios passados e os “loucos” actuais?
É o sucesso, pois os grandes génios mostraram-se ao mundo não como doentes mentais, mas como grandes pensadores e criaturas excepcionais. Ao contrário dos doentes actuais que hoje em dia são impedidos de se integrarem na nossa sociedade e, assim,  evitam mostrar ao mundo o génio que se encontra dentro de cada um deles…
Por isso, temos de pôr um ponto final à ideia de que os doentes mentais são loucos e, tornar possível a formação de uma nova cadeia de génios do séc.XXI.

"Os grandes génios atingem o objectivo com um só passo, enquanto os espíritos comuns devem deixar-se guiar por uma longa série de silogismos." (Moses Maimonides)

Sem comentários:

O que é uma Doença Mental?

“Doença mental” engloba um amplo espectro de problemas patológicos que afectam a mente, usualmente provocando grande desconsolo interior e alterando comportamentos.
Provoca, ainda, uma enorme variedade de sintomas entre as quais perturbações a nível do humor, ansiedade, memória, percepção e pensamento.
Tal como a maioria das doenças, esta é multifactorial, ou seja, resulta da combinação de diferentes factores. Assim, é na conjugação da nossa base genética com o meio que nos envolve e seus momentos ou períodos importantes (facilitadores/desencadeadores) que a doença pode surgir, repentinamente ou de forma mais insidiosa.
Uma das clássicas formas de olhar para as causas da doença mental, subdivide-as em doenças de causa endógena (resultado de factores hereditários e constitucionais), e em doenças de causa exógena, sendo que estas, ao contrário das primeiras, são mais reactivas ao acontecimentos do dia-a-dia e menos dependentes da nossa genética, biologia e fisiologia.
(Adaptado)


Exemplos de algumas doenças mentais

» Esquizofrenia
» Depressão
» Ansiedade
» Perturbações sexuais e psicosexuais
» Mania
» Comportamento suicída
» Trissomia 21

Algumas pistas para identificares se possuis, ou não, uma perturbação mental

» Deixaste de falar com familiares ou amigos
» Perdeste a vontade e motivação para as actividades habituais
» Começaste a ficar com medo(s) ou com desconfianças sem motivo
» Deixaste de comer ou comes às escondidas
» Dormes mal ou não consegues dormir toda a noite
» Começaste a ter ideias estranhas
» Ouves vozes que mais ninguém consegue ouvir
» Tens graves dificuldades de concentração
» Dizes ou escreves coisas que não fazem sentido
» Abusas do álcool ou drogas