Sente com o pensamento. Pensa com sensibilidade...

Mensagem da Semana


“O coração é a chave proeminente de uma mente que funciona.”

A ideia que nós apresentamos é a de que todo o nosso corpo é uma máquina cujo seu motor é a mente, mas não nos podemos esquecer que sem o coração, este motor não funcionaria. É ele que nos proporciona o funcionamento de todos os órgãos através do impulsionamento de sangue, que irá fazer as trocas necessárias para a contínua actividade das nossas células.
Se algum dia o nosso coração parar, todo o sistema do nosso corpo pára.
Assim, o importante é lembrarmo-nos que se algum dia a nossa mente possuir alguma perturbação ou, até mesmo, estagnar, nós continuamos a sobreviver, por vezes com algumas limitações, mas o nosso coração continua a “bombear”. Porém, se acontecer o contrário, ser o nosso coração a sofrer uma perturbação ou a parar, já não temos tantas certezas acerca da nossa sobrevivência…
Então, porquê criar a ilusão de que os doentes mentais não existem?
Não nos devemos esquecer, nunca, de que apesar de serem diferentes, são pessoas com coração, e quem tem coração…tem vida!

Sem comentários:

O que é uma Doença Mental?

“Doença mental” engloba um amplo espectro de problemas patológicos que afectam a mente, usualmente provocando grande desconsolo interior e alterando comportamentos.
Provoca, ainda, uma enorme variedade de sintomas entre as quais perturbações a nível do humor, ansiedade, memória, percepção e pensamento.
Tal como a maioria das doenças, esta é multifactorial, ou seja, resulta da combinação de diferentes factores. Assim, é na conjugação da nossa base genética com o meio que nos envolve e seus momentos ou períodos importantes (facilitadores/desencadeadores) que a doença pode surgir, repentinamente ou de forma mais insidiosa.
Uma das clássicas formas de olhar para as causas da doença mental, subdivide-as em doenças de causa endógena (resultado de factores hereditários e constitucionais), e em doenças de causa exógena, sendo que estas, ao contrário das primeiras, são mais reactivas ao acontecimentos do dia-a-dia e menos dependentes da nossa genética, biologia e fisiologia.
(Adaptado)


Exemplos de algumas doenças mentais

» Esquizofrenia
» Depressão
» Ansiedade
» Perturbações sexuais e psicosexuais
» Mania
» Comportamento suicída
» Trissomia 21

Algumas pistas para identificares se possuis, ou não, uma perturbação mental

» Deixaste de falar com familiares ou amigos
» Perdeste a vontade e motivação para as actividades habituais
» Começaste a ficar com medo(s) ou com desconfianças sem motivo
» Deixaste de comer ou comes às escondidas
» Dormes mal ou não consegues dormir toda a noite
» Começaste a ter ideias estranhas
» Ouves vozes que mais ninguém consegue ouvir
» Tens graves dificuldades de concentração
» Dizes ou escreves coisas que não fazem sentido
» Abusas do álcool ou drogas